Jornada de compras: conheça as etapas que as pessoas passam até chegar na compra dos seus produtos ou serviços

Jornada de compras: conheça as etapas que as pessoas passam até chegar na compra dos seus produtos ou serviços

Artigo - 5 de maio de 2021

Jornada de compras: conheça as etapas que as pessoas passam até chegar na compra dos seus produtos ou serviços

A jornada de compras é todo o caminho percorrido, desde o momento de identificação da necessidade até o pós compra, sendo assim, jornada de compras é a história que seu cliente constrói com a sua marca.

Para as empresas é essencial entender os anseios, desejos, necessidades do shoppers e/ou consumidor em cada uma dessas etapas, para traçar estratégias eficientes e encantar em cada touchpoint.

O desafio é a complexidade, uma vez que a jornada de compra e consumo é dinâmica, podendo variar conforme perfil do shopper/consumidor, o trigger e de acordo com o tipo de produto.

Exemplos:

Perfil do shopper/consumidor

  • Uma pessoa que não liga muito para a moda, mas precisa de um sapato novo, vai direto ao ponto de venda para comprar, pulando a etapa da pesquisa. Já uma pessoa ligada a moda, pode fazer uma pesquisa que envolve influenciadores, opiniões de amigos, consulta em diversos sites, etc… antes de ir à loja.

Trigger

  • A compra de um eletrodoméstico de primeira necessidade é mais rápida e funcional quando o produto quebrou do que quando está sendo trocado apenas por questões estéticas| de renovação.

Tipo de produto

  • A compra de um carro, por ser um produto de alto desembolso e compra ocasional, tem em geral uma duração maior do que um produto de compra frequente e de baixo desembolso, como uma cerveja. No último caso, o shopper se dá o direito de experimentar e “errar” mais facilmente na compra, já que o custo desses produtos costuma ser inferior.

 

Como se não bastasse a complexidade habitual, a pandemia ocasionou mais mudanças na jornada do shopper/consumidor, pois foram necessárias adaptações no dia a dia das pessoas para ficar mais tempo em casa, gerando necessidades antes não evidentes. Além disso, intensificaram-se as compras online e o convívio por meio virtual. Portanto, se a sua empresa achava que conhecia a jornada do seu shopper/consumidor, é importante saber que pode ter mudado consideravelmente pós quarentena e que alguns hábitos vão perdurar pós período de isolamento também.

A MC15 oferece técnicas de pesquisa para conhecer todas etapas desse processo, combinando entrevistas e observações, para captar por completo todos os touchpoints e o desempenho da empresa em cada etapa da jornada, ajudando a empresa a traçar estratégias e não perder oportunidades de construir uma história de sucesso com seu shopper e/ou consumidor.

 

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