OS HOMENS SÃO DE MARTE E AS MULHERES SÃO DE VÊNUS. E nas lojas não poderia ser diferente!

por Editor MC15 em 12 de março de 2019

Por: Cristina Saito

 

A questão de gênero no mundo das compras sempre teve sua importância pois, realmente, homens e mulheres fazem compras de forma diferente. Uma comunicação na vitrine pode ser muito boa para uma mulher enquanto que para um homem nem chamará a atenção.

Paco Underhill, CEO da Envirosell, escreve sobre estas diferenças no best seller “Vamos às Compras” e abaixo seguem alguns pontos essenciais quando falamos de Homens e Mulheres no ambiente de compra:

AS MULHERES TÊM MAIS AFINIDADE COM O CONCEITO “FAZER COMPRAS” E EXIGEM MAIS DO AMBIENTE DE COMPRA

  1. As mulheres são COLETORAS que extraem um imenso PRAZER DO ATO DE OLHAR.
  2. Para muitas mulheres, as compras têm aspectos PSICOLÓGICOS E EMOCIONAIS ausentes nos homens.
  3. Elas conseguem cair em uma ESPÉCIE DE DEVANEIO quando saem às compras. Elas são absorvidas pelo ritual de procurar, comparar e imaginar as mercadorias em uso…
  • Percorrem calmamente as lojas
  • Examinam mercadorias
  • Comparam produtos e valores
  • Interagem com vendedores
  • Fazem perguntas
  • Experimentam coisas

 

O que podemos fazer no ponto de venda:

– Exposição que facilite a interação com produtos

– Comunicação atrativa na gôndola e informações sobre produtos e modo de uso|consumo

– Testers e amostra grátis

– Consultores especializados para tirar dúvidas

 

HOMENS FAZEM COMPRAS COMO DIRIGEM CARROS. QUEREM LUGARES NOS QUAIS  CONSIGAM ENCONTRAR O QUE PRECISAM, COM O MÍNIMO DE PROCURA PARA SAIR RAPIDAMENTE.

  1. Homens são geneticamente programados para serem CAÇADORES, eles saem pela floresta e terão sucesso se caçarem com RAPIDEZ.
  2. Andam mais rápidos pelos corredores
  3. Gastam menos tempo olhando
  4. Em alguns ambientes dificilmente os fará olhar para algo que não tem interesse
  5. Não gostam de perguntar onde estão as coisas
  6. Mesmo não fazendo compras influenciam o tempo de compra da mulher

 

O que podemos fazer no ponto de venda:

– Exposição que facilite a localização dos produtos

– Sinalização que ajude na navegação da loja e na gôndola

– Se quiser chamar a atenção, a comunicação terá que ser contundente para tira-lo do modo “caça”.

Na MC15 Envirosell a ANÁLISE DE GÊNEROS é um dos principais pontos quando traçamos o perfil do shopper da loja ou da categoria. Existindo predominância, sempre será necessário fazer adequações nas estratégias no ambiente de compra.

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